
Teste de Paternidade
O teste de paternidade por DNA é, atualmente, o meio mais preciso para o esclarecimento de paternidades ou maternidades duvidosas. A extrema precisão do método se baseia no fato de que o código genético (DNA) de cada indivíduo é único, não existindo outra pessoa com código idêntico (exceto no caso de gêmeos univitelinos).
O Laboratório Bioviver oferece esse exame, entre em contato e agende seu horário.
Preventivo
O Papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo uterino, o mais comum entre as mulheres brasileiras. Contamos com uma sala própria para coleta deste exame com banheiro privativo e todo conforto necessário.
Entre em contato e agende seu horário para coleta no Laboratório Bioviver.


Sexagem Fetal
Para os papais e mamães mais ansiosos, já existe um exame realizado a partir da oitava semana de gravidez que aponta o sexo do bebê com quase 100% de acerto.
É feito pela amostra de sangue da mamãe. Não precisa de jejum e nem de preparação anterior ao exame, onde se analisará o DNA do feto. Isso mesmo, DNA do feto no sangue da mamãe.
A mulher tem dois cromossomos sexuais X e o homem tem um X e um Y. Se no DNA do feto a partir do sangue da mamãe for encontrado um cromossomo Y pode-se dizer que será um menino. Se não houver esse cromossomo, será uma menina.
O exame da Sexagem Fetal pode dar errado caso a mamãe já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão de outro homem.
Venha para o laboratório Bioviver e realize o seu!
Intolerância a Lactose
Intolerância à lactose é o nome que se dá à incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.
Laboratório Bioviver oferece dois tipos de exame para o diagnóstico da intolerância a lactose:
O exame tradicional que consiste na coleta de sangue do paciente em jejum, após realiza-se a ingestão de uma quantidade de lactose líquida e se faz novamente a coleta após 30 minutos e após 60 minutos a fim de medir a taxa de glicose sanguínea.
E também o exame genético onde é coletado amostra de saliva com um tipo de cotonete, neste exame é realizado o sequenciamento completo do gene GALT. Serão possíveis três tipo de resultados para esse teste :
a) genótipo CC associado à intolerância à lactose
b) genótipo CT associado à tolerância à lactose
c) genótipo TT associado à tolerância à lactose


Toxicológico
A exigência do exame toxicológico para obtenção ou renovação da habilitação foi estabelecida pela lei federal 13.103/15, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entrando em vigor em todo o país em março de 2016. O objetivo é prevenir acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras. Profissionais caminhoneiros são as maiores vítimas das estradas, principalmente pelo uso de drogas, como consequência de longas jornadas de trabalho.
Quais substâncias são analisadas?
Maconha e derivados, Cocaína e derivados, incluindo Crack e Merla; Opiácios, incluindo Codeína, Morfina e Heroína; Anfetaminas e Metanfetaminas (Ecstasy - MDMA e MDA, Anfepramona, Femproporex e Mazindol).
Vai dar positivo para álcool?
O álcool não "pega" no exame toxicológico, mas lembre-se: beber e dirigir retira das estradas bons motoristas todos os dias.
É necessário algum preparo para realizar o exame?
É importante observar que, para a realização do exame, são necessárias amostras de cabelo com no mínimo 3 centímetros de comprimento. Caso o motorista não tenha cabelos suficientes, a amostra terá de vir dos pelos, barba e bigode não podem ser analisados. Cada amostra de pelo terá um tamanho aproximado de uma uva grande.
Em caso de resultado positivo, qual o prazo para a realização de um novo exame?
Em caso positivo, só terá validade junto ao DENATRAN um novo exame realizado após 90 dias da coleta do exame anterior.
Qual o prazo de validade do Exame?
O prazo de validade é de 90 dias, a partir da data de coleta.
Coleta
A coleta é simples e rápida. São coletadas duas amostras de cabelos ou pelos, chamadas de Prova e Contraprova. A Prova vai para a análise e a Contraprova fica devidamente arquivada por 5 anos. Em caso de dúvidas, ela poderá ser analisada também.